Manual |
|
Uma abordagem inovadora no ensino da geografia – a localização de lugares na superfície da Terra como ponto de partida para as aprendizagens. |
|
O manual apresenta e explora seis lugares.
O que os torna relevantes para o estudo da Geografia?
Uma ilha, um cabo, uma queda de água, uma estação de investigação científica, um vulcão, uma cidade, são os seis lugares que nos levam a seis continentes e que constituem os pontos de partida da aprendizagem.
No final de cada unidade, o regresso ao lugar de que se partiu acrescenta relevância às aprendizagens realizadas. |
|
|
Interpela o aluno para a aplicação prática dos conteúdos da disciplina. |
|
Destacam-se a qualidade, diversidade e quantidade de exercícios presentes em cada dupla página
e as rubricas finais como Construo o meu glossário e O que aprendi serve para...
|
|
|
Motiva e torna mais acessível a disciplina. |
|
A abordagem por lugares torna-a mais próxima e atual - “ciência do lugar ao lado”, que interessa conhecer e é fácil
de entender. Para isso contribuem também os esquemas conceptuais, o conjunto de atividades propostas, as 2 fichas de diagnóstico, as legendas internas presentes nas imagens e as rubricas interpeladoras, como é o caso do Enigma. |
|
|
Promove a vertente experimental e investigativa preconizada nas metas de aprendizagem, com propostas exequíveis, através da rubrica Pesquisas & Técnicas, na qual o aluno dispõe de instruções simples sobre diferentes técnicas
para aplicação do conhecimento - construção de perfis topográficos, gráficos, entre outros. |
|
 |
|
|
|
|
|
|
|